sexta-feira, 30 de outubro de 2009


Distúrbios alimentares

Introdução: É um tema que todos precisam saber ficar atento, de olho aberto, mas infelizmente muitas pessoas pouco se sabe sobre o tal,só vem a saber de última hora quando as doenças que ocorrem por causa dos distúrbios já está super avançada,grave,ou seja quando a doença já conseguiu toma conta de todo seu organismo ,de seu psicológico .mas uma vez relata-se que é preciso ficar de olho aberto.

O que são distúrbios alimentares?
Os distúrbios alimentares são caracterizados por uma grave perturbação do comportamento alimentar associado a preocupações extremas com relação à forma corporal e ao peso. Entre ele podemos citar: anorexia, bulimia, transtorno do comer compulsivo.

Características psicológicas

Comportamento Alimentar: Não atende a uma necessidade fisiológica de se alimentar, mas ocorre em virtude de uma sensação desagradável associada à Ansiedade ou a Depressão, e geralmente é descrito como um vazio e confundido com a sensação de fome.

Pensamento: dificuldade em reconhecer sinais de fome e saciedade, pensamentos sobre comida e aparência física são constantes e geram desprazer ou insatisfação com a auto-imagem.

Relações Sociais: sentimento de rejeição, sensação de estar sempre sendo observado pelas pessoas, grande dificuldade de comunicar sentimentos e pensamentos o que gera dificuldade em lidar com situações sociais de uma forma satisfatória, dificuldade em administrar críticas, frustrações e desapontamentos, fuga dos confrontos e auto- exposição, evitação do convívio social, vida solitária.

Histórico familiar: superproteção, rigidez de valores, grande ênfase em modelos estéticos que enfatizam a magreza como único modelo aceitável de beleza.

Causas

Não há até o momento uma única causa que possa conduzir aos distúrbios alimentares, mas sabe-se que um conjunto de fatores biológicos, familiares, psicológicos e sociais estão presentes e podem colocar um indivíduo seriamente em risco.
Dados especulativos
Tais dados são especulações precursoras dos distúrbios alimentares
•- Preocupações impostas por fatores sócio-culturais, ou seja, o ideal cultural tem-se focado num corpo magro, esguio, especialmente para as mulheres, nas sociedades ocidentais.
•- Estudo realizado na Behavioural Sciences Unit do Institute of Child Health, de Londres, muitas das bonecas que as crianças utilizam como brinquedo têm medidas corporais semelhantes a mulheres anoréxicas em fase terminal, embora estes efeitos sejam modelados pela manipulação da forma do corpo.

•- Atitude negativa face à pessoas que apresentam problemas de excesso de peso, que são muitas vezes discriminadas.
•- As dietas (cujo rigor se centra freqüentemente na diminuição de peso e na redução da quantidade de comida ingerida ao longo do dia)

Tratamento

O tratamento dos distúrbios alimentares é possível através de um acompanhamento multidisciplinar formado por atendimento psicológico, avaliação médica, em conjunto com aconselhamento nutricional e às vezes medicação. A conscientização do problema é o passo mais importante no tratamento de qualquer doença do comportamento alimentar já que, na maioria das vezes, as pessoas portadoras desses distúrbios não concordam que têm um problema e consideram que o seu comportamento é normal. Sem a sua cooperação no tratamento torna-se mais difícil alterar os hábitos comportamentais, bem como a realização de um tratamento eficaz.

Dicas aos familiares

No caso de haver razões para crer que uma pessoa próxima esteja sofrendo de um distúrbio alimentar é importante não só expressar a preocupação sentida como confrontá-la com a situação. A negação dos problemas e a tendência para o isolamento são características comuns aos indivíduos que sofrem de distúrbios alimentares. Assim, depois de confrontada, a pessoa pode demonstrar uma certa apreensão, pode optar por tomar uma posição defensiva ou mesmo furiosa, demonstrando também vergonha ou embaraço. Há ainda a possibilidade de se sentir aliviada por alguém lhe oferecer ajuda.

É necessário, neste contexto, estar preparado para mostrar as evidências observadas que levam a crer que existe um problema de ordem alimentar. É também importante reforçar a idéia de que a questão a ser abordada é devido a uma preocupação genuína com o seu bem-estar. Apesar do processo de recuperação não ser fácil, a maioria dos doentes consegue retomar o seu aspecto físico, ganhar um bom peso e adotar de novamente uma alimentação equilibrada.

A dieta prescrita por um especialista deve ser personalizada e ter em conta não só os resultados das análises, o peso e a altura, assim como o local e a companhia em que as refeições são tomadas e a pessoa responsável pela sua preparação. A ajuda de toda a família é fundamental na recuperação. Por outro lado, é necessário não esquecer a intervenção dos amigos, colegas e professores, que pelo prolongado contacto que mantêm diariamente são os primeiros a notar os sinais da doença.

Por: CETAV12

27 comentários:

patrick dos santos disse...

A ditadura da beleza está matando cada vez mais pessoas, seja com a anorexia e bulimia que nos fazem correr riscos de morte.
Não entendo como é que as pessoas que sofrem dessa doença não entendem que não estão saudáveis... Eu próprio sou magro e gostaria de ter mais um kg ou dois...

Amanda Dantas disse...

Pessoas do mundo todo sofrem com esse problema, mais muitos não querem reconhecer o problemas, ou até mesmo sabe e não quer se tratar pelo fato de achar que estar tudo normal. As vezes os familiares é o unico suporte para essas pessoas.

Gustavo disse...

Realmente, os distúrbios alimentares estão se agravando cada vez mais. Toda hora cresce o numero de pessoas com: Bulimia, Anorexia nervosa entre outras. Na maioria das vezes os casos são de meninas entre 14 e 18 anos, adolescentes que se sentem acima do peso. E com a ajuda da tecnologia se reúnem e formam até grupos de meninas com o mesmo desejo EMAGREÇER.

Jonatan Santana Araujo disse...

Realmente , os Distúrbios alimentares estão crescendo muito no nosso pais e também no mundo inteiro, pessoas jovens e adultos se deixam levar pela criticas dos outros e tomam medidas trágicas alem do normal, e essas medidas acabam levando a morte... São pessoas que tem vergonha de si mesmo. Essas pessoas tem que tomar mais cuidado quando for tomar essas decisões,As vezes estamos no nosso “peso” ideal e acabamos sofrendo pressão psicológicas...não podemos agir de qualquer maneira temos que consultar ao medico para não obter essa doença.

Unknown disse...

Os disturbios alimentares cada dia mais afentam nossa sociedade pois principalmente as mulheres querem estar nos padroes e acabam esquecendo da saúde vizando apenas a beleza externa.

NAIARA FERNANDES DE ASSIS.

Unknown disse...

Cara Patrick falou serio "DITADURA DA BELEZA".

Unknown disse...

As pessoas tem que saber que ninguém é igual, tem um vídeo da EX-MISS Brasil que ela tem anorexia, me chocou muito, mas ela teve uma atitude de guerreira pq procurou ajuda.
Se todas as pessoas fosse igual a ela e procurasse ajuda seria ótimo.
Eu vi um caso de obesidade de dois garoto de 3 e 4 anos que seus pais perderam a guarda pq ele é obeso isso aconteceu Dundee, na Escócia.
Eu achei isso uma atitude ótima pq conscientiza os pais a ter mais cuidado de seus filhos, trazer eles numa alimentação correta para que eles ñ fiquem obesos.

joana disse...

Muitas vezes o sistema capitalista é quem impõe as regras na sociedade, e ditam o que é certo ou errado, bonito ou feio, bom ou ruim...
Um dos pontos mais polêmicos abordados por nosso tema é a anorexia e a obesidade. A sociedade sempre julga seus indivíduos por características físicas na qual gera grandes conflitos, pois é injusto julgar as pessoas por serem gordas ou magérrimas.

Autoria: Joana Barreto 1v12

Gustavo Caetano disse...

É verdade a ditadura da beleza, todo mundo está de uma certa forma ligado a essa ditadura, mais com certeza as pessoas que ficam obssecadas por de certa forma a "beleza" permanente, ficam dentro desta ditadura. E acaba sendo escravo desta ditadura.

Unknown disse...

A sociedade que cria conceitos e preconceitos, que acabam influenciando o modo de pensar e agir do homem. Nos dias de hoje, uma grande preocupação com a imagem do corpo, em especial na mulher, que em geral essa preocupação acaba se tornando uma doença relacionada a um distúrbio alimentar, na sua maioria anorexia e bulimia que geralmente afeta jovens em busca da "beleza"...

bY: Juliana Barreto 1v12

Ruan Reneis Medeiros disse...

Hoje em dia muitas adolescentes estão com esses disturbios, pois desejam emagrecer para ficar parecidas com as modelos famosas e acabam prejudicando sua saúde sem se dar conta, muitas vezes chegam ao extremo que acabam morrendo. É necessário que os pais estejam atentos ao que ocorre com seus filhos para que dessa maneira possam reverter a situação antes do agravamento do quadro. Exemplo que está sendo mostrado na novela Viver a Vida.
Ruan Reneis Medeiros

Jozilaine Do Carmo Xavier disse...

Muitas adolescente hoje em dia sofrer com esses tipo de distúrbios alimentarias na sociedade. Essa doença e causa por falta de alimentação saudavel.
O caso da bolimia e da anorexia muitas adolescente tenta ficar bem magra pra se espelharem nas modelos ou nas atrizes. Tipo não emporta se é gordo ou se é magra o que nois devemos se emporta de verdade é com a nossa saúde. Não emporta a beleza o que emporta e ser FELIZ.

Jozilaine Do Carmo Xavier

Unknown disse...

É um problema que tem se tornado tão comum em mulheres, que cada vez mais esta aumentando e muitas meninas novas e bonitas morrendo por achar que esta gorda demais e outras não podemos esqueçer também com serios problemas de comer-compulsivo mais os desturbios mais afetados em mulheres são: anorexia e a bulimia nosso blog ta muito bom, conseguimos relatar direitinho sobre o disturbio alimentar falando claramente sobre o que é o disturbio, as causas, dicas de pisicologos e como tratar, vamos abrir o olho em relaçao a esse grande problema por que pode afetar qualquer uma de nos mulheres, então vamos tomar cuidado com nossa alimentaçao pois sem uma alimentaçao boa e regular nosso corpo não tem como se sustentar por muito tempo.

Luana Novaes disse...

Vivemos em um mundo muito competitivo em termos de beleza, todo mundo hoje em dia se arruma para sair, se arruma em casa e etc... Mais ao contrário destas meninas a beleza virou um "DEUS" a quem elas servem não olhando para os lados e sim para o espelho e a balança onde elas criam um mundo... Devemos ver essas meninas e não nos espelhar pois é uma doença não só física mais mental e que meche com o psicológico delas, prejudicando a vida delas.

Naiara Falcao disse...

O disturbio alimentar e um tipo de problema que afeta hoje em dia no geral mais especificamente em jovens como por exemplo,modelos que querem ficar magras e acabam ficando com anorexia comprometendo a saude,e tem aquelas que se acham magras de mais e querem ganham um pouco de peso e acabam se discuidando e ficam acima do peso ou seja ficam obesas.Mais essas doencas geralmente sao causadas pelo piscologico das pessoas,que precisam de tratamento por isso devemos tomar cuidado...

Evily Barreiros disse...

O ditúrbio é um tipo de doença que afeta pessoas que acham que são gordas ou magras. essa doença esta se tornando mais comum em mulheres e meninas do mundo inteiro.por isso cuidado esse problema as vezes tem cura,as vezes não.

Unknown disse...

Atualmente os distúrbios alimentares estão sendo reponsáveis pelos maiores índices de mortalidade entre todos os tipos de transtornos mentais.Na grande maioria daqueles que sofrem de disturbios alimentares são mulheres adolescentes e jovens,na busca incasavel pela beleza essas pessoas abrem mão de sua saúde e se espelham na beleza de modelos ou pessoas famosas não sabendo elas que cada um tem sua beleza propria,so é saber enxergar.Essas pessoas criam dietas ou usam drogas ,para perder peso rapido , esse tipo de comportamento pode ser ligado a anorexia ou a bulimia.

Anônimo disse...

Os transtornos alimentares não se dão apenas em um corpo magro, mas também em busca de um corpo em forma,musculoso. A vigorexia se caracteriza pelo excesso de preocupação em ter um corpo forte. Os portadores desse transtorno ficam horas malhando

Bruno Galiza disse...

oi nosso tema foi muito interessante aprende muitas coisas sobre o desturbio alimentar,por ea pessoa quando ela estar abaixo do peso,e acha gorda esta com desturbio aimentar muitas das vezes o desturbio alimentar vem do psicologico da pessoa não so as pessoas magras que tem desturbio alimentar, mas as pessoas que comen de mais e ficam acima do peso.

Jozilaine Do Carmo Xavier disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
AC Tavares disse...

Bem, existe uma certa ligação entre bulemia e anorexia podemos diferencia - la pouco:


Anorexia: Anorexia é um desequilíbrio alimentar onde as pessoas com esta doença ficam, severamente, sem comer.

Bulemia: A Bulimia, também chamada de Bulimia nervosa, é considerada como um desequilíbrio alimentar psicológico, caracterizado por episódios de compulsões periódicas de excesso alimentar seguido de métodos inapropriados de controle de peso (se livrar da comida a qualquer custo). Tais métodos incluem o vômito forçado, inanição, enemas, excessivo uso de laxativos e diuréticos ou excesso de exercícios.

Um caso de Drukorexia ( Anorexia alcolica) está sendo abordado na atual novela da Tv Globo " Viver a Vida", pela personagem Renata (Bárbara Paz). Bem, para quem nunca ouviu falar de Drukorexia, vou citar algumas informações sobre a doença e o tratamento.

O desmaio é apenas um sintoma. Renata é vítima de um mal cada vez mais comum e bastante grave. Está bem abaixo do peso ideal, mas ainda se acha imensa de gorda. E abaixo do peso por quê? Porque substitui o alimento pelo álcool como se ele pudesse compensar os nutrientes necessários para uma vida saudável. O nome disso é “drukorexia”, anorexia alcoólica. Há cura, certamente, mas depende muito do paciente, de que ele se convença de que precisa de ajuda. Será que Renata vai se submeter ao tratamento? É o que questiona Ellen no papo que tem com Miguel tão logo tenha concluído o exame. Miguel, que conhece bem a namorada, tem lá suas dúvidas. E nós também.

Apolo Tavares - Turma 1v12

Lembrando... o Blog está muito bom, contém muitas informações importantissimas para nóis Homens e Mulheres, pois muitos deixam de comer para fazer algo que pode ou é superflo, tipo malhar, achar que está muito acima do peso sem estar, me ajudou a compreender muito sobre o tema abordado, o pessoal que postou o comentario tambem está de parabens. Gente temos que fazer nossa parte e ajudar quem precisa de ajuda.

Mariana Dansiger disse...

Adorei o blog, passar muita coisa importante , que não sabemos e deixa muito claro o que são disturbio alimentares, as meninas mais magras isso ocorre muitas vezes por causa da miidia que mostra um padrão de beleza unico.

" O tratamento para distúrbio alimentar é geralmente seguido por nutricionistas, médicos, psicoterapêutas e psiquiatras, (é necessária uma equipe multidisciplinar). É necessário convencer tanto o paciente como a sua família que a ajuda pode ser um grande passo para a cura. Muitas vezes necessita de hospitalização "

Rafaela Dos Santos disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Heber_The_Black disse...

"O distúrbio alimentar não é inevitável, mas pode ser, pra quem sofre dele" . Se a maioria das pessoas entrassem na internet para observar um site como este talvez esse problema não seria tão frequente como é...

Rafaela Dos Santos disse...

O distúrbios alimentares e uma doença que ta atingindo toda a sociedade principalmente as adolescente e modelos!
O nosso tema é muito importante pra as pessoas terem consiencia de que é não se alimentar direito.
Existe tratamento para esses distúrbios só as pessoas querer.
O disturbios alimentar atinge mais mulheres do que homem, homem são muito poucos mais atingem.
A nossa saude não tem preço!

Anônimo disse...

Apesar desses transtornos alimentares serem comum em mulheres , os homens também sofrem disso como Macaulay Culkin que é ator e que fez muito sucesso com seus filmes . Ana Karoline Conceição

Ana Karoline Conceição disse...

Apesar desses transtornos alimentares serem comum em mulheres , os homens também sofrem disso como Macaulay Culkin que é ator e que fez muito sucesso com seus filmes .